Font Size

Profile

Menu Style

Cpanel

28Junho2017

    

Espaco Aberto

 

Segunda, 26 Junho 2017 09:39

O nascimento de uma criatura “meio bicho, meio homem” assustou moradores do vilarejo de Lady Frere, na África do Sul. De acordo com o jornal Sun, por causa disso, a população local está convencida de que foi alvo de bruxaria. Para os moradores, o filhote da ovelha foi “enviado pelo diabo”.

Devido ao pânico que se instalou na região, especialistas foram enviados à localidade. Lubabalo Mrwebi, diretor de Serviços Veterinários da província Eastern Cape, tranquilizou os cerca de 400 moradores de Lady Frere: a criatura tem aspecto humano, mas nenhum órgão humano. De acordo com ele, o que causou o aspecto incomum foi o fato de a ovelha ter tido uma grave infecção durante o início da gestação, o que levou à deformação do filhote, nascido morto. "Ovelhas têm 28 pares de cromossomos, os humanos têm 23. É importante acabarmos com o mito de que a união entre as duas espécies gera uma forma de vida viável", comentou Lubabalo. Fonte: Bahia Notícias

Mídia

Quarta, 21 Junho 2017 09:48

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Agricultura, realizará no próximo dia 22 de Junho, quinta-feira, Seminário sobre Palma Forrageira Adensanda.

A palma forrageira é uma cultura bem adaptada às condições adversas do semi-árido. A espécie apresenta-se como uma alternativa primordial para estas regiões, visto que é uma cultura que apresenta aspecto fisiológico especial quanto à absorção, aproveitamento e perda de água, sendo bem adaptada às condições adversas do cenário em questão.

O evento trará como palestrante o professor Rafael Seni e trará dicas sobre o plantio da Palma Forrageira, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Geriais EMATER. Ao tempo a secretaria convida todos os produtores rurais do município à participação.O seminário terá início às 08h, na sede da Câmara de Vereadores. FONTEASCOM - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Segunda, 12 Junho 2017 06:09

Uma multidão compareceu a uma reunião pública promovida pela Embasa na sede municipal de Caldeirão Grande na noite desta quinta-feira (08). O evento foi realizado na sede da Universidade Paulista e teve como objetivo explicar sobre os serviços oferecidos pelaempresa no município e discutir a intenção da Prefeitura Municipal em assumir o abastecimento de água local. Estiveram presentes gestores e técnicos da empresa, representantes do poder público municipal e lideranças comunitárias.

Durante o encontro, o engenheiro civil e gerente regional da Embasa, Vinícius Araújo, apresentou um breve histórico acerca do fornecimento de água em Caldeirão Grande, os investimentos realizados e os avanços alcançados no atendimento à população. Atualmente,84% das residências do município dispõem de água encanada tratada e de qualidade ofertada pela Embasa. “Este avanço é fruto de um grande esforço da empresa e do Governo do Estado através do programa Água para Todos”, ressaltou Vinícius, que ainda destacou o andamento de obras importantes que vão beneficiar o município através do Sistema Integrado de Ponto Novo.

“O momento foi oportuno para o público presente conhecer melhor a estrutura da Embasa e os seus esforços em atender a população do município, mesmo em um momento de crise hídrica”, afirmou o vice-prefeito do município, Carlos Augusto.

Contratualização

A Embasa é responsável pelo abastecimento de água há 36 anos em Caldeirão Grande. O contrato vigente entre o município e a embasa vence em julho deste ano. No mês passado, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto do executivo que cria a Empresa Municipal deÁgua e Saneamento. Na opinião do Químico e superintendente de Operação da Embasa da região Norte, Raimundo Neto, a rescisão do contrato e a assunção dos serviços pelo município poderá gerar conseqüências graves à população. “É importante reconhecer as dificuldades que o município terá em dispor de uma equipe qualificada, de fornecer água com regularidade em tempos de escassez dos recursos hídricos, além de possuir poucos recursos próprios e baixa capacidade de investimentos”, explicou Neto, que também ressaltou a capacidade técnica da Embasa adquirida ao longo de 45 anos de atuação no estado. Experiências mal-sucedidas de municípios que assumiram os serviços de saneamento foram exemplificadas pelo assessor da Diretoria da Embasa do Interior (DI), Cláudio Fontes, durante o encontro.

Para explicar como ocorrem as relações contratuais entre as concessionárias e o poder concedente e os passos necessários até a assinatura do contrato de programa entre entes federados, a engenheira sanitarista e ambiental e gerente de Negociação da empresa, Maria Valéria Ferreira, apresentou detalhes da legislação que norteia o assunto e esclareceu à população sobre como se dará o processo de transição caso o contrato seja de fato rescindido.Atenciosamente

Assessoria de Comunicação da Embasa
(74) 3541-8400

Mídia

Sexta, 09 Junho 2017 08:37
Bahia vence o Cruzeiro por 1 a 0 na Fonte Nova e entra no G-6 do Brasileirão

Foto: Divulgação/ECB/Felipe Oliveira

 O Bahia recebeu nesta quinta-feira (8) a equipe do Cruzeiro na Arena Fonte Nova, em partida válida pela quinta rodada do Brasileirão da Série A. Jogando dentro de casa, ao lado da torcida, o tricolor foi em busca do segundo triunfo consecutivo no torneio. Com um jogador a mais e gol de Edigar Junio ainda no primeiro tempo, o Esquadrão de Aço bateu o time mineiro e somou mais três pontos na competição e entrando na zona de classificação para a Libertadores.

Em primeiro tempo arrasador, o Bahia aproveitou a bobeira da defesa celeste e a vantagem numérica adquirida no início do jogo. O zagueiro do Cruzeiro Henrique foi expulso logo aos nove minutos de bola rolando, após falta por trás em Edigar Junio. Pressionado, o time mineiro acabou vendo o tricolor baiano fazer o primeiro após jogada rápida. Em cobrança de falta à jato, Zé Rafael tocou para Allione, que cruzou para Edigar Junio fazer de cabeça. A pressão seguiu até o segundo tempo, com a equipe de Mano Menezes tentando propor ações ofensivas, mas parando no goleiro Jean, que fez mais uma partida segura.

A torcida tricolor ainda comemorou a estreia do colombiano Mendoza, que chegou nesta semana e já fez logo a estreia com a camisa do Bahia. Nos primeiros toques de bola, o atacante quase marca um golaço após triangulação com Edigar Junio na entrada da área.Com o resultado sobre a Raposa, o Bahia ingressou no G-6 do Brasileirão, com nove pontos em cinco jogos. Na rodada seguinte, na próxima segunda-feira (12), o Bahia pega o Grêmio às 20h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.M1

   

Mídia

Terça, 06 Junho 2017 09:58

O Bahia voltou a sentir o bom gosto de um triunfo dentro do Campeonato Brasileiro. Dominante em campo, o Esquadrão não teve dificuldade para aplicar 3 a 0 no Atlético Goianiense na noite desta segunda-feira (5), na Arena Fonte Nova. Renê Júnior e os estreantes Vinícius e Gustavo Ferrareis marcaram os gols tricolores.
 Com o resultado, a equipe tricolor agora soma seis pontos e ocupa o nono lugar do certame nacional. O próximo desafio de Jorginho e o seu novo clube será na próxima quinta-feira (8), às 21h, contra o Cruzeiro, novamente na Arena Fonte Nova.
 
O JOGO
 
Principal estreante da noite, o técnico Jorginho promoveu um outro debute. Em seu onze inicial, o meia Vinícius, recém-contratado, foi escalado para começar jogando no lugar de Régis, lesionado. 
Nos primeiros minutos de jogo, o Bahia foi para o ataque e ficou em cima do adversário, mas sem conseguir criar boas chances. A primeira veio aos oito, quando Zé Rafael trocou passes com Allione e arrematou ao lado da meta do goleiro Felipe. Dois minutos depois, Vinícius recebeu passe de Allione dentro da área e chutou em cima da marcação. Na sequência, Renê Júnior ficou com a sobra e, de fora da área, bateu com força, mas a bola desviou na defesa.

Mídia

Quarta, 31 Maio 2017 11:09

O delegado chefe da Polícia Federal em Angra dos Reis, Adriano Antonio Soares, responsável pela investigação do acidente aéreo que causou a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF foi morto a tiros na madrugada desta quarta-feira (31), em uma casa noturna de Florianópolis . 

Segundo informações do "Zero Hora", Adriano estava na companhia de outro delegado da PF, identificado como Elias Escobar, que também foi assassinado após desentendimento entre frequentadores do estabelecimento por volta das 2h. Escobar chefiou a PF em Niterói e Volta Redonda e investigou envolvimento de policiais civis com o tráfico de drogas e ação de milícias.As vítimas participavam de um curso na capital catarinense e não estavam em serviço no momento do ocorrido. 

Mídia

Segunda, 29 Maio 2017 09:07
Bahia perde para o Botafogo fora de casa por 1 a 0

Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

 O Bahia foi até o Rio de Janeiro neste domingo (28) para enfrentar a equipe do Botafogo, em busca da primeira vitória fora de casa na Série A do Brasileirão. A partida, realizada no estádio Nilton Santos, no Engenhão, foi o primeiro compromisso do Esquadrão de Aço após a conquista da Copa do Nordeste 2017. No entanto, o time comandado pelo técnico Guto Ferreira amargou mais uma derrota, desta vez por 1 a 0 para o Fogão. O gol da equipe carioca foi marcado por Bruno Silva, ex-jogador do Bahia.

O Botafogo teve a chance de ampliar. Guilherme entrou sozinho na área e aproveitou cruzamento da direita para finalizar, mas Jean acabou salvando o lance. Com o resultado, o Bahia estacionou na 13ª posição, com três pontos conquistados em nove disputados. Na rodada seguinte, o tricolor volta a Salvador para enfrentar o Atlético-GO, na segunda-feira (5), na Fonte Nova, às 20h.

Mídia

Quarta, 24 Maio 2017 08:52
PF prende filho e braço-direito de Fernandinho Beira-Mar em operação nesta quarta
Foto: Reprodução / Globo News

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24) o filho e o braço-direito do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. As prisões respondem a alguns dos 35 mandados de prisão, 27 de condução coercitiva e 86 de busca e apreensão, que alcança o Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Ceará e Distrito Federal. De acordo com o G1, a irmã de Beira-Mar, Alessandra da Costa, também é alvo de um mandado de prisão por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Uma investigação da PF descobriu que o traficante, preso na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), expandiu os negócios. Além do tráfico, o criminoso controla máquinas de caça-níquel, venda de botijões de gás, cesta básica, mototáxi, venda de cigarros e abastecimento de água. Na denúncia que deu origem à investigação, foi descoberto que há uma grande quadrilha liderada pelo traficante que, mesmo preso, coordena o grupo por meio de mensagens escritas no papel e no celular. Beira-Mar acumula penas que somam quase 320 anos de prisão em crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio.

Mídia

Domingo, 21 Maio 2017 19:31

O Jacobina venceu o Sergipe por 2×1 na tarde deste domingo (21), no estádio José Rocha, na partida de estreia no Campeonato Brasileiro da Série D. A vitória teve um sabor especial, porque veio com muita garra e de virada.

O Jegue da Chapada saiu perdendo, mas chegou ao empate com Matheus. No segundo tempo, o Jacobina mudou a postura e foi pra cima do Sergipe até conseguir a virada. Após uma cobrança de falta que rebateu na barreira, Edimar levou o rebote e bateu forte de fora da área, marcando um belo gol e a virada do Jacobina.

Com o resultado na primeira rodada, o JEC soma 3 pontos e ocupa a segunda posição no Grupo 9 da Série D do Brasileirão. O América-RN lidera o grupo, seguido do Sergipe e Murici-AL.Fonte: Jacobina Notícia

Mídia

Domingo, 21 Maio 2017 19:16
A ação foi promovida pela "Coligação Compromisso com o Povo" que observou na prestação de contas da “Coligação da Vitória” indícios de FRAUDE ELEITORAL através de “caixa dois”, quando contratou a empresa de publicidade Eliana Carvalho dos Santos – ME de Jacobina, CNPJ 08.979.334/0001-60 para prestar serviços respectivos que se aproximam de quase 50% de todo o investimento da chapa Sergio e Bruna na eleição de 2016. A inicial aponta que empresa nem se quer tem sede e funcionários para realização dos serviços, muito menos maquinário para produção do serviço solicitado. Vale salientar que não consta no CNPJ da empresa as atividades econômicas para realização do serviço.
 
A Coligação Compromisso com o Povo também destacou que não foi prestado contas das despesas com a confecção do Plano de Governo de Sérgio e Bruna, serviço este prestado pela empresa Douglas Santana Silva do Santos-ME de Jacobina, com CNPJ 15.085.128/0001-72 que no local da sua sede à Rua Morro do Chapéu 18, Centro de Jacobina, funciona na verdade uma revendedora de escapamentos para carros, mais uma vez alega ser uma empresa “fantasma”.
  
O prefeito  Sérgio Passos e sua vice Bruna Dhaianne da cidade de Saúde foram convocados através do Diário da Justiça Eleitoral – TRE-BA (http://www.tre-ba.jus.br/servicos-judiciais/diario-da-justica-eletronico-1) Edição de nº 76 de 08 de maio de 2017 com despacho do Juiz Eleitoral da 115ª Zona Marley Cunha Medeiros, para audiência de instrução agendada para a próxima segunda-feira, dia 22 de maio de 2017, às 8:30h, no Fórum Desembargador Raimundo Vilela, no município de Saúde - BA, com comparecimento das testemunhas arroladas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no processo Nº 3-58.2017.6.05.0115.Após a audiência caberá ao Juiz Eleitoral as providencias processuais e a sentença.   
Fonte: Diário da Justiça Eleitoral – TRE-BA / Coligação Compromisso com o Povo/Emcimadanoticia1

Mídia

Quinta, 18 Maio 2017 10:42
No primeiro jogo da final do Nordestão, Bahia empata com o Sport
 
Foto: Ademar Filho / Futura Press / Estadão Conteúdo

O Bahia conseguiu um resultado expressivo no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste. O Tricolor empatou com o Sport por 1 a 1, nesta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro, casa do adversário pernambucano. O Juninho de cada equipe marcou. Agora, o Esquadrão joga pelo 0 a 0 para ser tricampeão nordestino.

O próximo confronto do Bahia será pela Série A. Neste domingo (21), o adversário será o Vasco, pela segunda rodada da competição, em São Januário, às 11h.Já o jogo de volta do Nordestão será realizado na próxima quarta-feira (24), na Fonte Nova, às 21h45.

Mídia

Quarta, 17 Maio 2017 11:07

Nesta terça-feira, dia 16, a Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciou os serviços de instalação da nova iluminação pública da cidade Há muitos anos o município não recebia uma nova iluminação e o prefeito Tiago Venâncio no intuito de melhorar a infraestrutura municipal e tornar a cidade mais iluminada está investindo na modernização da iluminação pública substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas novas.Para a nova iluminação a Prefeitura investiu na aquisição de Luminárias de 250 e 400w, reatores, lâmpadas, relês, projetores, dentre outros equipamentos.

Avenida Lomanto Junior (acesso ao centro);
Pista Dupla e laterais;
Acesso na BR 407 (bairro do Contorno) que liga à entrada da cidade;
Praça e Rua Leônidas Freire;
Praça do Comércio e entorno;
Rua Bela Vista;
Rua Senhor do Bonfim;
Avenida ACM;
Praça Nova da Integração e entorno;
Praça Pedro Barbosa de Deus (Praça da Feira) e todo o entorno.

As lâmpadas substituídas serão armazenadas no almoxarifado da Prefeitura para reforçar e ampliar a manutenção em diversos bairros, distritos, povoados e zona rural do município quando necessário.

FONTEASCOM - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Quarta, 17 Maio 2017 09:09

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Saúde, Antônio Fernando Ferreira Rocha foi nomeado para o cargo de chefe de gabinete do presidente da Câmara de Salvador, Léo Prates (DEM).

A nomeação de Rocha ocorre em meio às notificações extrajudiciais do atual prefeito de Saúde, que pede esclarecimentos sobre algumas situações encontradas no município.

O ex-prefeito foi notificado sobre o contrato com a empresa BMV Construções Incorporações LTDA, que deveria realizar a execução de obras e serviços de engenharia para cobertura da quadra escolar coberta no bairro Alto da Santa Cruz, mas foi constatado que a companhia abandonou a obra sem justificativa e o pagamento já foi efetuado. Também há obra no povoado de Água Branca que não foi concluída, mas que o pagamento já foi realizado.

Outra notificação extrajudicial contra Rocha  versa sobre a contratação da empresa Matos Construções LTDA, que deveria construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no mesmo bairro do caso anterior, mas a obra se encontra paralisada e a empresa tem recursos a receber da gestão anterior.

A Matos Construção também teria paralisado a execução em uma escola municipal, situação em que também estaria com dinheiro a receber de empenhos feitos pela administração de Rocha.

Em 2013, o ex-prefeito foi réu em uma ação formulada pelo Ministério Público da Bahia por não ter prestado contas à Câmara Municipal nos anos de 2009 e 2010. Ele teria enviado aos vereadores apenas os balancetes e demonstrativos contábeis, sem ter remetido os recibos, notas, contratos, licitações e demais comprovantes de despesas. O prefeito teria chegado a ignorar requisição de documentos feita pela presidência da Câmara e a desatender a recomendação administrativa da promotoria de Justiça de Saúde. A denúncia do MP foi rejeida pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Fonte:Bocaonews

Mídia

Sexta, 12 Maio 2017 10:42
Sento Sé: Descoberta de pedras preciosas atrai milhares e muda economia de cidade
Foto: Reprodução / TV São Francisco

Uma corrida a uma serra na cidade de Sento Sé, no Sertão do São Francisco, tem atraído milhares de pessoas em busca das ametistas, um tipo de pedra preciosa. Segundo a TV São Francisco, o local, conhecido como Serra da Quixaba, fica a 54 quilômetros do centro de Sento Sé. Desde que foi descoberta há cerca de 15 dias, sete mil pessoas já visitaram o local. Além de percorrerem uma estrada de areia, os garimpeiros ainda precisam escalar uma distância feita em 40 minutos. Ainda segundo a emissora, um comércio ao ar livre já foi montado no local.

O quilo das ametistas sai por valores entre R$ 500 a R$ 3 mil. Por conta do sucesso das pedras, o comércio da cidade mudou. Preços de produtos em lojas e supermercados de Sento Sé foram inflacionados. Para quem quer beber uma garrafa de água na serra, uma garrafinha de 500 ml de água mineral já chegou a ser vendida por até R$ 10. Aluguéis de casas também ficaram mais caros, passando de R$ 400 a R$ 1,5 mil. Materiais de construção também são bem procurados

Mídia

Sexta, 12 Maio 2017 09:40

O presidente Michel Temer sancionou, na tarde desta quinta-feira (11), a lei que cria a Identificação Civil Nacional (ICN), documento que unifica o RG, título de eleitor e CPF. Ele unifica, além dos dados civis, os dados biométricos dos brasileiros.

A base de dados para o ICN, entretanto, deve ficar pronta somente em 2021, de acordo com informações do Valor Econômico – e, por isso, ainda não há data prevista de emissão do novo documento.

A criação do documento é de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral, que utilizará, além do cadastro eleitoral, a base de dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e os registros biométricos das Polícias Federal e Civil – e também do próprio STE, que tem coletado as biometrias de cidadãos desde a última eleição.

A lei vetou três artigos do texto original aprovado pelo Congresso: a gratuidade da primeira emissão do documento, o artigo que estabelecia a emissão do documento exclusiva à Casa da Moeda e a punição para o caso de comercialização do banco de dados para emissão do documento.

Mídia

Quinta, 11 Maio 2017 09:48

O ex-prefeito de Caém, centro-norte baiano, Arnaldo de Oliveira Filho, foi denunciado ao Ministério Público Estadual pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela prática de improbidade administrativa.

A Corte determinou que se investigue a contratação de pessoal sem a realização de concurso público, no período de 2013 a 2016.A denúncia apontou que, depois de não prorrogar a validade de concurso público realizado no município, o prefeito preencheu de forma ilegal diversos cargos públicos através de servidores temporários, sem a realização de um processo seletivo, mesmo que simplificado.O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, considerou que as contratações temporárias foram realizadas de maneira irregular, vez que não foi comprovada a existência de situação emergencial e de excepcional interesse público. Ainda cabe recurso da decisão.Fonte:Bocaonews

Mídia

Quinta, 04 Maio 2017 13:08
TSE mantém cassação de governador e vice do Amazonas
Na ordem, o vice Henrique Oliveira e o governador José Melo | Foto: Divulgação

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (4) manter a cassação do governador do Amazonas, José Melo (Pros), e do vice, Henrique Oliveira (SD). Os dois são acusados de comprar votos nas eleições de 2014, mas ainda cabe recurso no processo. Além da cassação dos mandatos, em janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE) já havia decidido pela realização de eleições diretas. A disputa deve ocorrer entre 20 e 40 dias. A ação foi proposta pela coligação adversária "Renovação e Experiência", do candidato Eduardo Braga (PMDB), que foi derrotado em segundo turno. Porém mesmo depois de cassados, Melo e Oliveira permaneceram nos cargos por decisão do TRE.

Mídia

Terça, 02 Maio 2017 13:53

Em consulta ao site do Banco do Brasil para obter os valores dos recursos recebidos pelo município de Filadélfia e os demais municípios da região, recursos esses frutos de repasses do Governo Federal e Governo Estadual durante o mês de abril de 2017 .  Após a pesquisa constatamos os seguintes valores que são compostos de ICMS (governo do estado), FUNDEB, FPM dentre outros. Nos valores abaixo não estão inclusos os valores repassados para as contas vinculadas da Saúde e Assistência Social.

 Filadélfia – R$  2.693.972,26
Andorinha-R$ 2.684.020,05
Antônio Gonçalves- R$ 1.626.165,56
Caem – R$ 1.571.274,91
Caldeirão Grande – R$ 2.240.743,60
Campo Formoso – R$ 8.680.126,93
Cansanção –R$ 4.490.615,92
Capim Grosso – R$  3.902.385,85
Itiúba –R$ 4.616.067,23
Jaguarari- R$ 4.104.606,26
Monte Santo –R$ 6.425.160,99
Nordestina – R$ 2.040.461,90
Pindobaçú – R$ 3.045.716,65
Ponto Novo R$ 2.509.808,40
Queimadas – R$ 3.564.877,54
Saúde – R$ 1.713.922,59
Senhor do Bonfim – R$ 6.837.565,4
Redação
Diga Filadélfia

Mídia

Terça, 02 Maio 2017 10:06

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através Secretaria Municipal de Saúde, informa que na próxima sexta-feira, dia 05, estará realizando atendimentos na Unidade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, a partir das 8 horas, aos pacientes diagnosticados com Glaucoma e que estavam desassistidos pelo programa.

Os pacientes diagnosticados serão encaminhados para realização de exames especializados no município de Senhor do Bonfim, que serão realizados entre os dias 09 a 13 de maio.Os pacientes devem comparecer munidos de documentação pessoal e da última receita do colírio em uso.

FONTEASCOM - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Segunda, 01 Maio 2017 08:23

O Bahia venceu o Vitória por 2×0 na tarde deste domingo (30) e se classificou para a final da Copa do Nordeste. A segunda partida da semifinal foi disputada na Arena Fonte Nova, com torcida única do Esquadrão, por medida de segurança depois de uma recomendação do Ministério Público.

Após a derrota por 2×1 no primeiro jogo, o Bahia precisava vencer o Leão para chegar à final. Com mais de 34 mil pessoas vestindo as cores tricolor, o Esquadrão foi pra cima, dominou o jogo e abriu o placar com Alione ainda no primeiro tempo. Apático, o Leão não conseguiu reagir durante todo a primeira etapa.

Segundo tempo

O Bahia voltou com o mesmo ritmo, mas enfrentou um Vitória mais vivo no jogo e buscando o empate. Mesmo pressionado, o Tricolor não se intimidou e tratou de ampliar o placar para garantir o triunfo. Régis se encarregou de balançar as redes do Leão e carimbar a classificação do Bahia. Após o apito final, jogadores das duas equipes se desentenderam e houve um princípio de tumulto que foi logo controlado.

Com o resultado, o Bahia chega na final do Nordestão e espera o vencedor da outra semifinal, no clássico pernambucano entre Sport e Santa Cruz.Fonte: Jacobina Notícias / Foto: Margarida Neide

Mídia

Sexta, 28 Abril 2017 17:49

O município de Itiúba, na região sisaleira, teve o decreto de situação de emergência reconhecido nesta quinta-feira (27). A condição vale por 90 dias, sendo contados a partir de 20 de abril, quando foi estabelecido pela prefeita Cecília (PCdoB). Na cidade, a população afetada é de 36,1 mil, o que representa 96,3% da população de 37,5 mil. Os dados foram enviados pela prefeitura à Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec).

Em toda a Bahia, já são 226 cidades com decreto de emergência por estiagem em vigor. Ainda segundo a Sudec, 4,3 milhões de pessoas são prejudicadas pelo problema climático, percentual de 28,2% dos 15,2 milhões de baianos, conforme a última estimativa do IBGE em 2016. (BN)

Mídia

Quinta, 27 Abril 2017 08:46

Na manhã desta quarta-feira, dia 26, a Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMED, realizou o lançamento do projeto “Construindo Leitores”.O projeto é idealizado pelos coordenadores e professores do Complexo Escolar Manoel Inácio e tem como objetivo desenvolver nos educandos habilidades relacionadas à Leitura e Escrita.Após o lançamento, professores e alunos saíram em passeata pelas ruas do município.FONTEASCOM - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Quinta, 27 Abril 2017 08:36

Policiais Rodoviários Federais flagraram, por volta das 17h de terça-feira (25), um condutor com documento falso durante fiscalização na BR-242, no município de Ibotirama, região oeste da Bahia.

Durante abordagem e fiscalização a um caminhão Volvo, com placas de Bonito/BA, os policiais realizaram verificação no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) apresentado pelo condutor e constataram que o documento possuía indícios de inautenticidade.

Ao ser questionado pelos policiais, o indivíduo informou que adquiriu o CRLV com um despachante no município de Jacobina. O homem, de 36 anos, foi encaminhado com o veículo e documento para a delegacia de polícia judiciária local.Informações do Nucom-PRF / Jacobina Notícias

Mídia

Terça, 25 Abril 2017 08:28

Policiais Rodoviários Federais recuperaram um veículo furtado no município baiano de Miguel Calmon. A ação ocorreu por volta de 22h, no KM 127 da BR 407 em Senhor do Bonfim.Ao realizar abordagem e fiscalização em um veículo VW/Gol os policiais encontraram sinais de falsificação no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e no Certificado de Registro de Veículos (CRV) apresentados pelo condutor. Diante da situação, os PRFs realizaram verificação nos elementos identificatórios do carro que também apresentavam adulterações.

Após os trabalhos, os policiais encontram os dados originais do veículo, e utilizando do banco de dados, identificaram a verdadeira proprietária que, durante contato telefônico, informou sobre o furto do seu veículo, ocorrido no último dia 8 em Miguel Calmon/BA localizado aproximadamente a 154 km do local da abordagem. A mulher relatou ainda que havia registrado ocorrência na delegacia local e também teria se utilizado da internet na esperança de reaver o automóvel. Questionado pelos policiais, o condutor flagrado informou que comprara o carro no município de Ponto Novo/BA.O homem foi conduzido com o veiculo e documentos falsos para a delegacia de polícia judiciária local onde responderá pelos crimes de receptação e utilização de documentação falsa.Fonte:PRF

Mídia

Segunda, 24 Abril 2017 12:45

Sérgio Moro (Foto: O Liberal)

 O juiz Sergio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato em primeira instância, decidiu mudar a data do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até então previsto para o dia 3 de maio.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a mudança ocorrerá a pedido da Polícia Federal. O magistrado deve adiar o depoimento de Lula para o dia 10 de maio.

A PF afirmou que precisaria de mais tempo para organizar a segurança no local e que o feriado do Dia do Trabalhador, em 1° de maio, dificultaria ainda mais a coleta de informações.

Mídia

Segunda, 24 Abril 2017 09:52

 

O projeto de lei que visa a criação de uma identidade única já foi aprovado pelo Congresso e deverá valer no país após sanção do presidente Michel Temer. O novo sistema de identificação substitui documentos como RG, CPF, CNH e título de eleitor.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o Documento de Identificação Nacional vai unificar diversos documentos brasileiros. O CPF será utilizado como base para identificação e vai funcionar por meio de dados biométricos, colhido eletronicamente.A partir desta etapa, não será mais necessário apresentar outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação ou o título de eleitor.O documento poderá ser emitido pela Justiça Eleitoral e outros órgãos, caso o TSE autorize. A impressão será de responsabilidade da Casa da Moeda.

Mídia

Sexta, 21 Abril 2017 08:34
Lula pediu para destruir documentos de propina, diz Léo Pinheiro

Foto: Filipe Araújo

O empresário Léo Pinheiro disse ao juiz Sérgio Moro que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou que ele destruísse documentos "da propina do caixa do PT". O ex-presidente da OAS está sendo ouvido no caso do triplex no Guarujá, que seria da família Lula e foi mantido em nome da empreiteira.

A OAS também pagou por cozinha e móveis planejados instalados no apartamento. De acordo com a defesa de Lula, o ex-presidente que ele foi ver o apartamento para compra, mas não se interessou. O empresário está negociando acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Durante entrevista na manha desta quinta-feira (20) a uma rádio sergipana, o petista voltou a negar as acusações contra ele e acusou a Lava-Jato de estar “subordinada à pirotecnia da imprensa e do Ministério Público”. " Não quero falar muito sobre isso [Lava-Jato], porque tenho depoimento dia 3. Se tiver que falar vou falar lá. Vou guardar tudo o que penso para dizer no dia 3. Eu não tenho que provar minha inocência, eles é que têm que provar a minha culpa", disse.

Mídia

Quarta, 19 Abril 2017 09:18

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (18) os reajustes anuais para distribuidoras do Rio Grande do Norte, da Bahia, de Sergipe e do Ceará. As novas tarifas começam a valer no próximo sábado (22).

Para os consumidores atendidos pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), a conta de luz vai aumentar 3,11% no caso dos consumidores residenciais, e 4,07% para as indústrias.A distribuidora atende a 1,3 milhões de unidades consumidoras localizadas no estado do Rio Grande do Norte.O reajuste da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) será de 2,82% para os consumidores residenciais e de 3,5% para as indústrias. A Coelba atende a 5,8 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios da Bahia.Também haverá aumento para os clientes da Energisa Sergipe Distribuidora de Energia (ESE). A alta será de 8,16% para os consumidores residenciais e de 11,36% para os consumidores industriais.

A empresa atende a 748 mil unidades consumidoras localizadas em 63 municípios sergipanos.A Aneel também definiu que haverá redução de 0,33% nas tarifas para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia nergética do Ceará (Coelce). Já para as indústrias atendidas pela distribuidora haverá aumento de 1,44%.A empresa atende a 3,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará.Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Aneel considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.FONTEAgência Brasil

Mídia

Terça, 18 Abril 2017 08:24

Uma operação conjunta entres as polícias Militares e Civil aconteceu na noite desta segunda-feira (17) no bairro Caixa D’água, em Jacobina. Segundo informações preliminares, os policiais cercaram uma casa onde seria feita a venda de entorpecentes, e houve troca de tiros durante a ação.

Uma força-tarefa foi criada para combater pontos de venda de drogas no bairro e cumprir mandados judiciais. Policiais militares do PETO – Pelotão de Emprego Tático Operacional – e investigadores da Polícia Civil teriam sido recebidos a bala pelos traficantes, mas revidaram a altura e houve intenso tiroteio. Moradores ficaram assustados com os tiros, mas apoiaram a ação da polícia no bairro.A polícia ainda não divulgou detalhes sobre a operação desta noite, que teve início por volta das 21h33. Uma mulher teria sido conduzida para a delegacia, acusada de tráfico de drogas, mas o caso ainda não confirmado.Fonte: Jacobina Notícias

Mídia

Segunda, 17 Abril 2017 08:27

 

Por volta das 15h30min de quinta-feira, 13, o Caixa Aqui localizado nas dependências da Galeria Plazza Center, no Centro de Filadélfia foi assaltado por elemento não identificado.

Segundo informações passadas a nossa redação, o elemento estava de cara limpa e na audácia, sem puxar nenhuma arma, anunciou o assalto, após ter limpado todo caixa, saiu de dentro do estabelecimento e a pé tomou a direção de Várzea do Curral.A guarnição da 5ª Companhia de Policias Militar foi acionada, estiveram no local fez diligência, mas ninguém foi preso.A quantia levada não foi informada. Câmeras do circuito interno de segurança flagraram o momento do assalto e as imagens internas do estabelecimento irão ajudar a identificar o elemento.FONTEFiladélfia em Notícias

Mídia

Terça, 11 Abril 2017 19:05

No final da tarde desta terça (11), um identificado como Daniel Aparecido Cunha, conhecido como Goiano, veio a óbito, vítima de disparo de arma de fogo na cidade de Morro do Chapéu.Segundo informações, durante ação da Cipe Semi-árido, no bairro dá rodoviária, a guarnição foi recebida a tiros. No revide Goiano foi atingido, sendo socorrido para o Hospital São Vicente de Paulo, onde deu entrada sem sinais vitais. Fonte:Morro Notícias 

Mídia

Terça, 11 Abril 2017 08:17

Quatro mulheres morreram e uma ficou ferida em um grave acidente na BR-101, trecho perto da cidade baiana de Teodoro Sampaio, distante cerca de 9 km de Salvador, na manhã desta segunda-feira, 10. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas eram enfermeiras e seguiam para o trabalho na cidade de Alagoinhas.

Ainda conforme a PRF, o acidente aconteceu por volta das 06:30, na altura do KM 149, quando a condutora do veículo em que as vítimas estavam perdeu o controle da direção e o carro capotou. Os corpos ficaram presos às ferragens e, após removidos do veículo, foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Amaro. Não há informações da idade das vítimas que morreram.

 O prefeito Joaquim Neto decretou luto oficial de três dias no Município de Alagoinhas em virtude do falecimento das servidoras Ainoan Dias de Jesus, Rosely Silva Brandão, Ana Cláudia Lessa da Silva e Mércia Mascarenhas em um acidente de trânsito nesta segunda-feira, 10. As quatro eram enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF) e prestaram relevantes serviços à sociedade alagoinhense.“A Prefeitura Municipal de Alagoinhas está consternada. Vamos prestar todo o apoio necessários às famílias das nossas servidoras”, disse o prefeito Joaquim Neto.

Mídia

Segunda, 10 Abril 2017 08:25

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal  José Lourenço Morais da Silva Junior (Zé Grilo) que administrou o município em dois mandatos consecutivos (2005 – 2008, e 2009-2012) vive momento delicado, após tomar conhecimento que foi decretada sua prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com o site Pombal Alerta,  Zé Grilo está foragido e o advogado Gildson Gomes (Dr. Gomes) teria criado uma campanha, intitulada #VAMOSSOCORRERZEGRILO.

De acordo com a postagem, Zé Grilo está foragido por conta de uma prisão decretada por falta de pagamento de pensão alimentícia, e que apesar do esforço pessoal, não teria dinheiro para a realização do pagamento.

O valor do débito não foi divulgado, porém a campanha visa arrecadar R$ 35 mil, mas até o momento em que o site Pombal Alerta realizou a consulta, só tinha acontecido uma doação no valor de R$ 100  efetuada pelo idealizador, Gildson Gomes.

 

Mídia

Segunda, 10 Abril 2017 08:19

Por volta das 6h da manhã desta segunda-feira, 10 de abril de 2017, moradores do Genipapo bloquearam a BA 131, entre Jacobina e o município de Miguel Calmon, cobrando mais atenção do Governo do Estado e Municipal.Uma das reivindicações é a melhoria no sistema de abastecimento de água. Reclamam que a anos sofrem com raciornamento do precioso líquido.Fonte: Augusto Urgente!

Mídia

Sexta, 07 Abril 2017 13:00
 Lava Jato: irmão de Mário Negromonte é condenado à prisão

Foto: Agência Brasil

Segundo o site Conjur, especializado em consultoria jurídica, Adarico Negromonte Filho, irmão do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCM) Mário Negromonte, foi condenado a três anos e seis meses de prisão. Ele foi considerado o operador de propinas por ordem do doleiro Alberto Youssef.Ainda de acordo com a publicação, a sentença foi divulgada na quarta-feira (5), pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).Adarico foi absolvido há dois anos das acusações de envolvimento na Operação Lava Jato, por falta de prova. O acórdão ainda não foi publicado, portanto, não se sabe o que levou o TRF-4 a modificar o trecho da sentença.

 

 

Mídia

Sexta, 07 Abril 2017 08:59

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quinta-feira (6) que vai nomear 29 novos servidores para a área de segurança pública, destinados às funções de delegado e escrivão. Esta é a quarta nomeação para o concurso público da Polícia Civil, primeiro certame efetivado durante a gestão do petista. A nomeação do grupo pelo governador está prevista para esta sexta-feira (7).

Com esta nova publicação, 15 delegados e 14 escrivães passam a integrar o quadro do Estado, resultando na nomeação de 652 novos servidores da área – 52 a mais em comparação as 600 vagas previstas para o concurso público, distribuídas entre as funções de delegado, investigador e escrivão. No total, foram convocados 742 candidatos habilitados nos meses de maio e novembro de 2016 e de fevereiro e março de 2017.

Lançado em 2013, o concurso da Polícia Civil enfrentou a dificuldade do Governo em convocar os aprovados, em função de o Estado ter atingido o limite prudencial de gastos com pessoal, ficando impedido de convocar novos servidores. A solução encontrada foi proceder com consultas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), observando a apuração das vagas decorrentes de aposentadorias, falecimentos, exonerações e demissões, uma vez que a própria Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não fixa prazo para levantamento das vacâncias das referidas vagas.

Mídia

Sexta, 07 Abril 2017 08:47
Preços do GLP terão redução de 4% para indústria e comércio, diz Petrobras

Foto: Fotos Públicas

Os preços de comercialização do gás liquefeito de petróleo (GLP) destinado aos usos industrial e comercial foram reduzidos em 4% pela Petrobras. A redução deve entrar em vigor já no próximo sábado (8).Os preços do GLP para uso residencial, que são vendidos em botijões de até 13 quilos, o popular gás de cozinha, não sofrerão alteração. O produto sofreu seu último reajuste no dia 17 de março, quando a companhia anunciou aumento médio de 9,8%, que entrou em vigor no último dia 21.

  

Mídia

Quinta, 06 Abril 2017 18:44

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou na última terça-feira, dia 04, o cadastramento das famílias residentes na sede e zona rural do município para a entrega do Peixe da Semana Santa.

A doação do pescado tem como principal objetivo manter a tradição religiosa das famílias de baixo poder aquisitivo e que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. A Portaria Municipal nº 012/2017 de 09 de março de 2017, define como público prioritário: Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, famílias com pessoas com deficiência, mães solteiras em vulnerabilidade social, mulheres gestantes e idosos sem benefício da Previdência Social.

Também ficou decidido pela prefeitura municipal em consulta à Secretaria de Assistência Social, incluir e contemplar também os idosos aposentados que residem com mais de cinco pessoas dentro de casa, tendo apenas um único benefício da aposentadoria, enquadrando-os no perfil para entrega do peixe e kit alimento.

Mídia

Quinta, 06 Abril 2017 09:04
Bahia vence o Atlântico por 3 a 0 em Pituaçu pelo Baianão

Foto: Divulgação/ECB/Felipe Oliveira

Com a classificação garantida, o Bahia enfrentou nesta quarta-feira (5) a equipe do Atlântico, pela 11ª rodada do Campeonato Baiano, no estádio de Pituaçu. Jogando como visitante, o Esquadrão de Aço atuou com o time reserva por já estar classificado para as semifinais do torneio. Sem enfrentar dificuldades, o tricolor baiano bateu o adversário por 3 a 0, com gols de Gustavo, duas vezes, e Diego Rosa.

No primeiro tempo, o Bahia tratou logo de marcar o primeiro da partida aos seis minutos de jogo com Gustavo, que cabeceou entre os zagueiros para abrir o placar. Aos 26, mais uma vez Gustavo deixou o dele. Após chute de Zé Rafael, o atacante aproveitou o rebote e fez o segundo. Na volta para o segundo tempo, a situação se repetiu, com o Bahia tentando ampliar o placar e o Atlântico se defendendo. Gustavo fez boa jogada e lançou Diego Rosa, que invadiu a área driblando o goleiro e mandou para o gol vazio.

Com o triunfo consolidado, o Esquadrão de Aço administrou o resultado até o apito final. O triunfo garantiu três pontos ao tricolor, que se manteve na segunda posição com 21 pontos. Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Vitória, desta vez como mandante, na rodada final da primeira fase do Baianão, na Arena Fonte Nova, no próximo domingo (9).

Mídia

Quarta, 05 Abril 2017 18:44

Foi preso nesta terça-feira (4) um advogado suspeito de ter estuprado as próprias filhas, de 11 e 12 anos. De acordo com o G1, a polícia informou que o homem foi preso após o um laudo ter atestado a violação dos órgãos genitais das garotas. O crime teria sido descoberto após uma professora ter lido uma redação em que uma das meninas se declarou infeliz. Ela estranhou o fato, avisou à direção escola e comunicou a ação ao Conselho Tutelar, que denunciou o caso à polícia. Durante a investigação, os agentes constataram os abusos. O advogado informou que as filhas estavam sob sua tutela e que a mãe não participa da criação das meninas. No momento, as vítimas estão com uma família acolhedora e o suspeito está no Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

Mídia

Terça, 04 Abril 2017 08:29

A Polícia Federal  instaurou inquérito para investigar possíveis irregularidades na execução de obras em município que fica na região de Senhor do Bonfim.Segundo a denúncia a obra teria sido feita na gestão passada, e agora, a denúncia vem sendo investigada pela PF.Informações que a empresa responsável pela obra, teria recebido todo o pagamento sem que a obra tivesse sido concluída. Ainda segundo a denúncia, depois de alguns meses,  usando máquinas da prefeitura a obra teria sido concluída.Uma funcionária que trabalhava no setor de licitação na gestão passada, juntamente com o ex-prefeito foram ouvidos na sede da PF.

Recentemente o delegado que está a frente das investigações,  enviou ofício para o atual prefeito,  solicitando os processos de pagamentos, boletins de medição, notas fiscais, e todos os comprovantes de pagamentos feitos por meio de transferência O site ivansilvanoticia está tentando contato com o ex-prefeito, informações que o mesmo não se encontra na região, assim que chegar de viagem entrar em contato com a redação do site.FONTEIvanSilvaNotícia

Mídia

Segunda, 03 Abril 2017 08:45
 

Foto: Divulgação/ECB/Felipe Oliveira

O Bahia recebeu neste domingo (2), na Arena Fonte Nova, o time do Sergipe, na segunda partida das quartas de final da Copa do Nordeste. O tricolor baiano já tinha vencido o primeiro encontro por 4 a 2, garantindo a vantagem no placar agregado. Sem muito esforço, o Esquadrão de Aço bateu o adversário sergipano por 3 a 0 e avançou para as semifinais do torneio, quando enfrentará o arquirrival Vitória.

Dois gols do Bahia foram marcados pelo volante Edson e o terceiro veio dos pés de Edigar Junio. No primeiro tempo, os donos da casa tiveram um gol mal anulado pela arbitragem, após Hernane mandar a bola no fundo das redes. No entanto, logo aos cinco minutos do segundo tempo, o Esquadrão de Aço tratou de abrir o placar. Em cobrança de falta dentro da área, a defesa do Sergipe tentou sair e deixar o ataque tricolor em impedimento, mas Edson recebeu livre e em posição legal para marcar.

Logo em seguida, o Bahia chegou ao segundo, mais uma vez com Edson, que aproveitou assistência de cabeça de Hernane dentro da área para entrar com bola e tudo no gol. Com o placar definido, o time baiano tratou de liquidar a partida com o terceiro gol. Em cruzamento na direita, a defesa sergipana cortou mal e a bola sobrou para Edigar Junior, que mandou um chute forte, indefesável para o goleiro Ferreira.

Com o triunfo, o Bahia despachou o adversário e garantiu presença nas semifinais do Nordestão, quando enfretará o Vitória. O primeiro Ba-Vi acontece no dia 23/04, no Barradão, e o segundo ocorre no dia 26/04, na Fonte Nova.

Mídia

Sexta, 31 Março 2017 12:12

Moradores ribeirinha do povoado de itapicuru, que reside ás margens do rio, bloquearam na manhã desa sexta-feira(31),a BA 131 com galhos e pneus eles estão cobrando água, o protesdo duro cerca de uma hora e foi acompanhado de perto pela Policia Militar. Segundo eles, peixes estão morrendo, e a população sem água , com cartazes eles pedem a abertura da comporta para que a água  desca e possa melhorar o sofrimento deles que estão passando sede.*Espaço Aberto.Net

Mídia

Sexta, 31 Março 2017 08:39

Guilherme Artigas/Fotoarena/Folhapress

O deputado federal cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi condenado nesta quinta-feira (30) a 15 anos e quatro meses de prisão. A decisão é do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância. Segundo o Uol, o ex-deputado, que está preso desde 19 de outubro do ano passado, recebeu uma condenação por corrupção passiva por conta de solicitação e recebimento de vantagem indevida no contrato de exploração de petróleo em Benin, na África; três condenações por lavagem de dinheiro; 14 por evasão de divisas.

Na decisão, Moro considerou que Cunha tem “bons antecedentes” já que esta é a primeira condenação dele na Lava Jato. O peemedebista “responde a outras ações penais [uma na 10ª Vara Criminal Federal de Brasília e outra no Supremo Tribunal Federal], mas não foi ainda por elas julgado. Então será considerado como tendo bons antecedentes”. A defesa de Cunha informou que vai recorrer da sentença ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre.

Mídia

Quinta, 30 Março 2017 08:46

O vice-prefeito do município de João Dourado, Adriano Alves Nunes popularmente conhecido como Adriano do Sindicato, de 46 anos, faleceu após ser vítima de um grave acidente na tarde desta quarta-feira (29), próximo a Lagoa dos Borges, no município de América Dourada.

Segundo informações, Adriano foi atropelado por uma Van no trecho da BA 052, sendo socorrido por uma unidade do Samu 192 para o Hospital Regional de Irecê. Ainda não foi publicado as causas da morte, mas informações extraoficiais dão conta que estariam relacionadas a hemorragia interna.Eleito em 2016 juntamente com o prefeito Celso Loula com 52,33% era natural de Ipirá e deixa esposa e quatro filhos. Ainda não se tem notícias do local do velório e sepultamento.Jacobinanoticias

Mídia

Quinta, 30 Março 2017 08:43

Ninguém segura! Nesta quarta-feira (29), o Vitória foi até o Piauí para encarar o River, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Nordeste, meteu 3×2 e chegou ao 15º jogo consecutivo sem perder.O resultado dá ao Leão a vantagem de perder até por 1×0 ou 2×1 no jogo da volta, sábado, às 16h, no Barradão para se garantir na semifinal da competição.

Bahia goleia

Atuação convincente e resultado importante para encaminhar a vaga na semifinal da Copa do Nordeste. O Bahia goleou nesta quarta (22) o Sergipe por 4×2 com gols de Hernane, Zé Rafael, Matheus Reis e Régis e abriu grande vantagem para o jogo de volta, domingo (2/4), na Fonte Nova. O resultado mantém o tricolor com a melhor campanha geral do torneio.

Mídia

Quarta, 29 Março 2017 19:07

Vice-prefeito-de-Joao-Dourado-sofre-grave-acidente-e-arrastado-por-veculo

O vice-prefeito de João Dourado, Adriano Alves, 46 anos, ficou gravemente ferido depois de ter sido atropelado na tarde desta quarta-feira (29).Segundo informações da polícia, o acidente ocorreu por volta das 15h, na rodovia BA-052 - próximo à comunidade de Lagoa dos Borges - município de América Dourada.

De acordo com relato de motoristas que passavam pelo local do acidente, Adriano seguia de moto quando foi atropelado por uma Van. A motocicleta ficou presa embaixo do veículo e foi arrastada por cerca de 30 metros, juntamente com o político.Um irrigante contou que, após a Van parar, cerca de vinte homens suspenderam o veículo para resgatar a vítima, que ficou gravemente ferida. “Ele e a moto ficaram presos embaixo da Van e foram arrastados por uns 30 metros. Depois a moto saiu e Adriano continuou sendo arrastado por mais uns 10 metros” – contou o produtor.Adriano foi socorrido por uma unidade do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Regional de Irecê.O estado de saúde do vice-prefeito não foi divulgado.Fonte: Rádio Caraíbas FM.

Mídia

Quarta, 29 Março 2017 19:03

A Prefeitura de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, participou nos dias 21, 22 e 23 de março, da capacitação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, realizada pela Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS.O encontro aconteceu na Universidade Vale do São Francisco – UNIVASF na cidade de Senhor do Bonfim e a Capacitação foi destinada aos municípios do Território Norte do Itapicuru.Participaram da capacitação o Gestor do Programa Bolsa Família – Fabrício de Souza Azevedo, o Entrevistador e cadastrador do programa – Alberto Junior e a técnica do SISVAN – Luzinete Silva dos Santos.

O objetivo da Capacitação foi aperfeiçoar o processo de entrevista e coleta de dados das famílias de baixa renda, assim como, fortalecer a identificação de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos. A capacitação foi de extrema importância, pois possibilitou um maior conhecimento sobre o processo de entrevista com o beneficiário do Bolsa Família, o entendimento de que os grupos populacionais tem prioridade no cadastro e a troca de informações/experiência com outros gestores e técnicos presentes na capacitação.

“O Cadastro Único é mais que uma base de dados das famílias de baixa renda, é uma ponte que facilita o acesso às políticas públicas para melhorar a condição de vida da população”, destacou Fabrício de Souza Azevedo, Gestor do Programa no município de Ponto Novo.

FONTEASCOM - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Quarta, 29 Março 2017 08:55
Ex-vice-prefeito de Santo Amaro é preso nesta terça-feira

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (28), Leonardo Pacheco (PSB), ex-vice prefeito de Santo Amaro, cidade a cerca de 80 quilômetro de Salvador, foi preso. A ação em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo Justiça a pedido do Ministério Público Estadual (MP-BA).O empresário Roberto José Oliveira Santana, que também teve prisão preventiva decretada, é considerado foragido. O cumprimento dos mandados de prisão é um desdobramento da Operação Adsumus e os investigados vão responder por formar associação criminosa para desvio de recursos públicos.

Em 2016, Pacheco foi preso no âmbito da Operação Adsumus, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O ex-vice-prefeito, que estava em liberdade, foi preso nesta terça sob a acusação de envolvimento em crimes de fraude em licitações, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Além de Pacheco e Santana, estão entre os denunciados o ex-prefeito da cidade, Ricardo Jasson Magalhães, o ex-secretário de Administração Luís Eduardo Pacheco Alves e a empresária Rafaela dos Santos Santana Hedjazi.M1

Mídia

Terça, 28 Março 2017 18:55
Dois helicópteros da Polícia Federal e um da Polícia Civil de Brasília/DF, aterrissaram na manhã desta terça-feira (28), no estádio de futebol da cidade de João Dourado/BA, na região de Irecê.Além de cinco viaturas da PF, seis viaturas Companhia Independente de Policiamento Especializado/Semiárido – CIPE/SA e duas do Exército Brasileiro estão dando apoio à operação. Vários policiais federais estão em caminhonetes que circulam na região.

Ao Central Notícia, o vereador Flávio Eres, da cidade de João Dourado, disse que o principal foco da operação é o tráfico de drogas, embora outros crimes poderão ser investigados. Ainda de acordo com Eres, a informação foi transmitida por um comandante da polícia.A PF tem a função de exercer repressão ao tráfico de entorpecentes, contrabando, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, prevenir, investigar e reprimir quaisquer outros crimes.Na região de Irecê, cerca de 100 homens participam desta ação.
Fonte: Central Notícia/ Fotos: Flavio Eres

Mídia

Segunda, 27 Março 2017 18:48

Matéria original do Taza

Na manhã desta segunda (27), o Tribunal de Justiça da Bahia considerou ilegal a greve dos professores do SISE (Sindicato dos Servidores em Educação) realizada na cidade de Campo Formoso.  A decisão foi tomada pela Desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima, que determinou o imediato retorno dos professores as atividades, sob pena de multa diária de 5 mil reais, autorizando ainda o desconto dos dias não trabalhados na folha de pagamento.

Na decisão, a Desembargadora declara que a atual gestão municipal, da Prefeita Rose Menezes, demonstra está predisposta a acatar parcialmente as reivindicações dos docentes e acessível as negociações. Para determinar o retorno às aulas, a Desembargadora ainda levou em consideração, os prejuízos irreparáveis aos alunos que são causados pela paralisação das aulas.

Os professores do SISE reivindicam o pagamento dos salários atrasados de dezembro de 2016, deixados pela última gestão da prefeitura, porém só aceitam o pagamento de forma integral (em uma parcela). A última proposta da atual gestão da Prefeitura é de realizar o pagamento em três vezes (uma parcela de 50% do valor do salário e duas parcelas com os valores de 25% cada).

Mídia

Segunda, 27 Março 2017 15:49
Os carroceiros de Vitória da Conquista terão que cumprir uma série de exigências da prefeitura. De acordo com o Blog do Anderson, a Lei Nº 1.485/2008, que regulamenta a circulação de veículos com tração animal, proíbe que carroças trafeguem nas avenidas Lauro de Freitas e Francisco Santos, além da Praça Barão do Rio Branco.  
Os condutores deverão ter mais de 18 anos, respeitar o limite de peso que o animal suporta, e precisam ter noções básicas de trânsito. Por isso, a prefeitura decidiu, a partir de uma parceria com a Associação de Carroceiros e o Sistema Municipal de Trânsito, fornecer capacitação e uma espécie de carteira de habilitação.
  
Entre as exigências, também estão a necessidade de emplacamento das carroças e a instalação de bolsões coletores, para que os animais não sujem as ruas. As medidas foram divulgadas a partir de uma nota emitida pelo Executivo municipal, mas não há informações sobre a partir de quando as determinações começarão a valer. Fonte: Macaubense Life

Mídia

Sexta, 24 Março 2017 18:00

 

'Propinas eram pagas até em cabaré', diz executivo da Odebrecht

Foto: Reprodução

O executivo Hilberto Mascarenhas, responsável pelo departamento de operações estruturadas da Odebrecht no início de 2015, revelou à Justiça Eleitoral os locais onde era feito o pagamento de propinas.

De acordo com ele, no exterior, o valor era depositado em offshore. Já no Brasil, eram entregues mochilas com até R$ 500 mil em "hotéis, bares, restaurantes e cabarés".

“Eles passaram a contratar pessoas para levar. Então, você se hospedava em um hotel, ele também se hospedava no hotel e de noite visitava o quarto do interessado, entregava e ia embora, para poder ter mais segurança se fossem valores maiores. Se fossem valores pequenos, se encontravam num bar, em todos os lugares. Você não tem ideia dos lugares absurdos, como cabaré. Ele encontrava a pessoa, o preposto, ia lá e pegava”, disse o executivo da empreiteira.

Em depoimento foi feito ao ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a chapa Dilma-Temer, reeleita em 2014, Mascarenhas declarou que avisou a Marcelo Odebrecht sobre o "volume insano" de movimentações financeiras da empreiteira.

Mídia

Sexta, 24 Março 2017 17:35

Na tarde desta sexta-feira, dia 24, o prefeito Tiago Venâncio, juntamente com a Secretária Municipal de Educação – Angélica Garcia, o chefe do Setor Pessoal – Walmir Lopes Maia, a chefe do Controle Interno – Fabiana Mota e o procurador Geral do Município Dr. Josemar Santana, estiveram reunidos com a presidente do Sindicato dos Professores APLB – Dilma Andrade, o advogado do sindicato e professores, para tratar sobre o reajuste salarial dos professores e outras questões. Na reunião ficou definido o reajuste linear de 7,64% para todos os níveis da categoria, sendo acordado também o pagamento dos valores retroativos do reajuste dos meses de janeiro, fevereiro e março.Os valores referentes ao reajuste começarão a ser pagos a partir do mês de abril.FONTEASCOM - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Quinta, 23 Março 2017 08:23
Câmara aprova projeto de lei que libera terceirização de atividades das empresas

Foto: Reprodução/EBC

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998, de autoria do Executivo, que autoriza a terceirização para todas as atividades das empresas. O projeto foi aprovado por 231 a favor, 188 contra e 8 abstenções. De acordo com o projeto, as empresas poderão terceirizar também a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública.

A oposição obstruiu os trabalhos desde o começo da sessão e só foi retirada após acordo para que fosse feita a votação nominal do projeto e simbólica dos destaques. O acordo foi costurado entre o líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e parte da oposição.
Pelo projeto, as empresas poderão terceirizar também a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública.

 

Mídia

Terça, 21 Março 2017 09:08

Clésio e Dayse são investigados, segundo o UOL

O MP-BA (Ministério Público da Bahia) apura em investigações separadas a conduta dos desembargadores aposentados do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) Daisy Lago Ribeiro Coelho e Clésio Rômulo Carrilho Rosa. Na primeira investigação, a dupla é suspeita de praticar nepotismo cruzado. A segunda averigua um suposto pedido conjunto de propina de 10% relacionado a uma disputa judicial avaliada em pelo menos R$ 500 milhões. Em outubro passado, os dois ex-magistrados foram conduzidos coercitivamente para prestarem depoimentos a promotores que compõem o Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado) do MP-BA durante a deflagração da Operação Leopoldo. Fonte:uol.com.br

Mídia

Terça, 21 Março 2017 08:48
O homem assassinado na noite desta segunda-feira, 20, no Bairro Félix Tomaz em Jacobina, foi identificado pela Polícia Civil como Luciano Kercio Fernandes Santos, 31 anos, conhecido como Jegue Morto. 
Populares relataram que um homem deixou o local caminhando, após efetuar pelo menos 10 disparos de pistola 380 contra a vítima, próximo a Creche Municipal na Rua Florisvaldo Barberino. 
 
A Polícia Técnica esteve em uma residência na Rua Presidente Medici, 287, onde Jegue Morto que tinha passagens pela cadeia estava residindo há 2 meses. O delegado Dr Cleber Azevedo disse que o imóvel foi arrombado por dois jovens logo depois do crime, provavelmente para furtar armas ou droga. No local foi encontrado certa quantidade de cocaína. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local e não há informações sobre a motivação do crime. O corpo da vítima foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML, anexo a 16ª Coorpin.Fonte: Augusto Urgente!

Mídia

Segunda, 20 Março 2017 10:46

 

 

Na manhã dessa segunda-feira(20), representantes de entidades ligadas a classe de trabalhadores de Caldeirão Grande, fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade, em protesto contra a PEC 287 chamada pelas entidades de classe como 'PEC DA MORTE".Com faixas e cartazes eles pediram o fim da PEC.

Entidades sociais como Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Caldeirão Grande, que uniu  com a APLB também de Caldeirão Grande,e a participação de seus associados e trabalhadores rurais. O presidente do Sindicato Adamilton Santos , participou da manifestação destacando a importância do Sindicato na luta dos trabalhadores.*Espaço Aberto.Net

Mídia

Sexta, 17 Março 2017 08:20

Os servidores efetivos da prefeitura de Pindobaçu (BA) estão em greve por tempo indeterminado desde ontem (15). Os que atuam em áreas como saúde e administração exigem o pagamento dos salários de dezembro passado, já os profissionais da educação cobram o cumprimento da lei que regulamenta o plano de carreira.

Em entrevista a rádio 98 FM de Campo Formoso, na tarde de quinta-feira (16) a presidente da Federação Baiana dos Servidores Públicos Municipais e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Pindobaçu (BA), Neumacy Nascimento Lima, afirmou que apenas 30% dos serviços essenciais do hospital foram mantidos.Fonte:98FM

Mídia

Quarta, 15 Março 2017 09:03

 

Seca na Bahia: 106 cidades do estado estão em situação de emergência

Foto: Agência Brasil

106 cidades baianas estão em situação de emergência pelo período de 180 dias, por estiagem. O decreto está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15). Segundo o governo estadual, os baixos índices pluviométricos registrados nos últimos seis anos, que estão afetando quase a totalidade do estado, foram levados em consideração pelo governador Rui Costa para assinar o decreto, fundamentado no Art. 1º da Instrução Normativa Nº 02 do Ministério da Integração Nacional. 

A escassez das chuvas tem comprometido a regularidade no fornecimento de água potável e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária. De acordo com o decreto, que foi analisado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população. 

Com os outros 115 municípios que já haviam sido homologados pelo Governo do Estado, a Bahia passa a ter mais da metade dos seus municípios em situação de emergência por estiagem, totalizando 221 cidades.  

 

Mídia

Quarta, 15 Março 2017 08:42

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, nesta terça-feira, 14 de março, no Diário Oficial do Estado da Bahia, o edital de abertura de concurso público visando ao preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. As vagas são destinadas a 64 municípios, contemplando unidades da Embasa em Salvador, região metropolitana e Interior. Os salários admissionais variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

As vagas de nível superior são oferecidas aos profissionais com formação em ciências contábeis; análise de sistemas, processamento de dados, ciência da computação, engenharia de computação ou sistemas de informação; engenharia civil ou engenharia de produção civil; engenharia sanitária ou engenharia sanitária e ambiental; e engenharia elétrica.

As vagas de nível médio-técnico são destinadas para técnicos em edificações e técnicos em eletromecânica. Já para o nível médio, há vagas para agente administrativo, agente operacional, assistente de laboratório e operador de processos de água e de esgoto.

As inscrições para o concurso deverão ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, a partir da 0h do dia 15/03/2017 até às 23h59min do dia 05/04/2017, sendo o dia 06/04/2017 o último dia para o pagamento do boleto bancário.

 

O valor de inscrição será de R$ 60,00 para as funções de nível médio, R$ 80,00 para as funções de nível técnico e R$ 120,00 para as funções de nível superior. A aplicação das provas está prevista para o dia 07/05/2017, e serão realizadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

“Os candidatos que vierem a ser admitidos farão jus à remuneração, às vantagens e aos benefícios que estiverem vigorando a época das respectivas admissões, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo de trabalho vigente”, explica a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas da Embasa, Cássia Fortuna.

O prazo de validade do Concurso, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), será de 6 (seis) meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Embasa, ser prorrogado uma vez por igual período, por conveniência administrativa da empresa.

Assessoria de Comunicação da Embasa
71 3372- 4898/4687/4639
74 3541-8400

Mídia

Terça, 14 Março 2017 19:01

 

 

 

O município de Itiúba está prevendo gastar somente em 2017 quase R$ 350.000, 00 (trezentos e cinquenta mil reais) somente com refeições.

Segundo termo de homologação de processo licitatório, assinado pela prefeita, Cecília Petrina de Carvalho, os alimentos pagos pelo município serão oferecidos para os detentos que estão custodiados na delegacia local,  servidores da administração que residem fora, e prestadores de serviços assistindo o município, e servidores em campanha dos programas do município.

Ainda no documento consta que a empresa fica responsável em fornecer,  café da manhã, almoço e janta,  podendo a empresa faturar o montante de até R$ 348.866, 50 (trezentos e quarenta e oito mil, oitocentos e sessenta e seis reais e cinquenta centavos).

Café da manhã R$ 39.339, 00;
Quentinha para almoço e janta R$ 95.666,00;
Almoço (Prato Feito) R$ 55.147, 50;
Janta R$ 46. 350, 00;
Almoço Comercial R$ 75. 164, 00;
Comida a Quilo R$ 37. 200, 00;
Balcão de Alimento R$ 37. 200, 00.

Total R$ 348. 866, 50 (trezentos e quarenta e oito mil, oitocentos e sessenta e seis reais e cinquenta centavos).

FONTEIvanSilvaNotícia

Mídia

Terça, 14 Março 2017 08:58

Suspeita de atuar em quatro estados do Nordeste, uma quadrilha de tráfico de drogas é alvo de uma operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (14). São 15 mandados de prisão preventiva e 21 de busca em apreensão em Pernambuco e na Paraíba. A operação foi intitulada "Estufa".

De acordo com a PF, o grupo criminoso distribui, divide e revende drogas para traficantes tanto de Pernambuco, quanto de estados próximos. Ainda há registro de atuação na Bahia e Rio Grande do Norte. A quadrilha compra grandes quantidades de droga diretamente dos produtores e transporta em caminhões de frete de cargas ilícitas para seus depósitos.Desde que as investigações foram iniciadas em novembro do último ano, três pessoas foram presas em flagrante. Na ocasião, 2 toneladas de maconha foram apreendidas e R$ 32 mil em espécie. 

Mídia

Sexta, 10 Março 2017 11:03
 
Além da emissão da carteira de radialista, atualmente sendo analisada pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, outro projeto que beneficia diretamente à categoria, o que cria a aposentadoria especial desses profissionais, deu um passe importante. A proposta da Associação Nacional dos Radialistas (Anradio) conta com o apoio de vários parlamentares. Em setembro de 2013, o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) apresentou o Projeto de Lei Complementar 323/2013 à Câmara dos Deputados.
 
A proposta dispõe sobre a concessão de aposentadoria especial ao profissional de rádio após 25 anos de contribuição. Segundo o parlamentar maranhense, a proposição fará justiça à categoria que tem sofrido com problemas de saúde decorrentes da profissão.
 
“O contato com os monitores de vídeo, a radiofrequência dos transmissores, o peso das câmeras, a tensão nas centrais técnicas, os problemas de cordas vocais e de doenças pulmonares, são apenas alguns problemas presentes na categoria”, explicou.Por sua vez, o presidente da Associação Nacional dos Radialistas (Anradio), Hélio Corrêa, "não resta dúvida que a atividade exercida pelo radialista, tem levado vários profissionais a adquirirem problemas de saúde. Por isso, nada mais justo do que a categoria ter o direito de se aposentar com 25 anos de contribuição previdenciária"Enviado por Hélio Corrêa - Presidente ANRADIO

Mídia

Quinta, 09 Março 2017 10:01
Fora de casa, Bahia é derrotado pelo Paraná e deixa a Copa do Brasil
Foto: Joka Madruga / Futura Press / Estadão Conteúdo
O novo regulamento da Copa do Brasil não perdoa. Dentro do estádio Durival de Britto, em Curitiba, o Bahia não soube aproveitar as oportunidades que teve durante a partida e foi derrotado pelo Paraná por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (8).  Os gols do jogo foram marcados por Eduardo Brock e RenatinhoO revés eliminou o Esquadrão da competição nacional.Agora, o Bahia foca na Copa do Nordeste. No próximo domingo (12), o Esquadrão faz mais uma viagem, dessa vez para São Luís, no Maranhão, onde a equipe enfrenta o Moto Club.Mesmo fora de casa, o Esquadrão começou o jogo em cima do adversário. Aos três minutos, Zé Rafael recebeu no lado esquerdo do ataque, chutou rasteiro e a bola passou muito perto do gol.

Mídia

Quinta, 09 Março 2017 08:55
reny

Foto: Divulgação

Conhecido no rádio baiano, o  radialista, narrador e repórter Renny X Tudo faleceu, na manhã desta quinta-feira (9), vítima de um infarto fulminante. Ele passou mal logo no começo da manhã e chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A informação foi confirmada pela esposa Milena. Ele sofria de problemas cardíacos. Reni Conceição de Santana teve uma atuação importante nas rádios da Bahia. Passou pela Rádio Tudo e Cem e marcou e tinha sua irreverência como marca. Ainda não foi informado o local do sepultamento. Osistemaebruto

Mídia

Terça, 07 Março 2017 19:09

Mais um incêndio criminoso,  consome toda areá da serra da Barragem de Pindobaçu.Segundo moradores que nos enviaram essa foto, toda serra vem sendo consumida pelas chamas desde sábado,(04) só que hoje(07) o fogo avançou com mais força destruindo toda serra as margens da Barragem. Por ser uma serra de vegetação fechada dificulta a entrada de bombeiros e brigadista e terá que ter a ajuda do helicóptero do INEMA .*Espaço Aberto.Net

 

Mídia

Terça, 07 Março 2017 09:34

Foto:Arquivo

Por quatro votos a  favor, e quatro contra e uma abstenção  ás contas do ex-prefeito de Saúde Antônio Fernando 2014, foram aprovadas ,restando ainda 2015 e 2016, o TCM teria opinando pela aprovação restando apenas a decisão da Câmara.

Mídia

Segunda, 06 Março 2017 08:32

Com um jogador a menos, o Bahia venceu o Vitória da Conquista por 1×0 neste domingo, 5, pelo Campeonato Baiano. O jogo começou lento e sem grandes jogadas. O Bahia tentou mais, mas encontrou dificuldade em balançar a rede. O gramado ruim atrapalhou a troca de passes. Diego Rosa apareceu em diversas jogadas, até que conseguiu marcar de cabeça no final do primeiro tempo.

Com o retorno para o campo, o técnico do Vitória da Conquista movimentou o time e colocou Tatu no lugar de Wander Capixaba. A alteração não deu resultado e o Bahia voltou a assustar com cobrança de Renato Cajá. Gustavo cabeceou, mas Rodolfo salvou.

Apesar das tentativas, a partida voltou a esfriar. Mário, que entrou no lugar de João Paulo, ainda tentou um lance bonito. Ele pegou um passe de Diego Rosa e tentou uma bicicleta, mas a bola passou longe.

Guto Ferreira decidiu poupar Diego Rosa e colocou Feijão no lugar do atacante. Com isso, o time da capital ficou com três volantes e deixou Renato Cajá mais solto.Mas o meio deu um carrinho e atingiu Rayllan com o joelho aos 30 minutos do segundo tempo. O camisa 10 já tinha cartão amarelo e foi expulso. Com isso, o Bode foi para cima do Bahia, tentando um empate

Mídia

Sexta, 03 Março 2017 10:13
Guto Ferreira destaca volume de jogo do Bahia contra o Altos-PI

Foto: Divulgação/Felipe Oliveira/ECB

O técnico Guto Ferreira destacou a atuação do Bahia diante do Altos-PI nesta quinta-feira (2), no jogo válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Diante do torcedor na Fonte Nova, o Esquadrão venceu por 3 a 0 e assumiu a liderança do grupo B.

Em entrevista coletiva, o treinador afirmou que o volume de jogo apresentado pelo tricolor superou a boa fase vivida pelo adversário. "O volume de jogo foi muito grande. Não foi um jogo avassalador, mas ainda assim foi um volume de jogo muito bom. Estávamos jogando com uma equipe que teve a primeira derrota deles no ano. Eles caíram nos pênaltis na Copa do Brasil contra o Criciúma, lá dentro. Isso mostra uma série de situações positivas da equipe deles. O Bahia foi muito competente, por isso fez os três gols e venceu bem a partida", declarou.

Animado com o desempenho dos comandados, Guto chamou a atenção para o goleiro Jean e para o atacante Hernane, que tiveram boa atuação individual. O arqueiro defendeu um pênalti e garantiu o 0 no placar após impedir o gol do Altos-PI no rebote do atacante Manoel. Já Hernane teve bom desempenho no ataque e assinalou o primeiro tento do jogo.

"Houve a afirmação de vários jogadores, como o Jean e o Hernane. A zaga ficou de novo sem tomar gols. Com volume ofensivo que tivemos, criamos muitas chances de gol hoje. Eu queria uma equipe mais equilibrada e mais intensa, impositiva. Mas ainda assim, se você pega os dados do jogo e vê na estatística, quem não assistiu acha que o Bahia fez um jogo extremamente impositivo, com 21 chances de gol. É um volume muito alto. Mas quem assiste a partida achou que o Altos teve muito espaço. Eu quero continuar assim", afirmou o técnico.

Mídia

Sexta, 03 Março 2017 10:09
Horário de Verão gerou economia de R$ 159 milhões ao país
Foto: Reprodução / Diário de Goiás
Vigente de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017, o Horário de Verão proporcionou uma economia de R$ 159 milhões, consequência da redução do acionamento de usinas térmicas nesse período. Embora tenha ficado abaixo do número do ano passado, que chegou a R$ 162 milhões, o índice foi mais alto que o previsto pelo governo federal. A estimativa era de R$ 147,5 milhões. De acordo com informações da Agência Brasil, citando o Operador Nacional do Sistema Elétrico, no Sistema Sul, houve uma redução de 4,3% na demanda no horário de pico – entre 18h e 21h. No Sistema Sudeste/Centro-Oeste, essa redução foi equivalente ao atendimento da metade da carga da cidade do Rio de Janeiro nesse horário. Já em Florianópolis, representou o dobro. O Ministério de Minas e Energia destaca que além da economia financeira, a medida gera ganhos qualitativos com a redução do consumo no horário de pico, com a diminuição dos carregamentos no sistema de transmissão e a maior flexibilidade operativa para realização de manutenções em equipamentos e redução de cortes de carga em situações de emergência.

Mídia

Quinta, 23 Fevereiro 2017 06:45

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Nesta sexta-feira (24), o governador Rui Costa segue para o município de Queimadas, na região do Sisal. A partir das 09h30, ele visita as obras emergenciais do Sistema Integrado de Abastecimento de Água.

Rui visita as obras emergenciais para assegurar continuidade do abastecimento de água nos dois municípios. Está sendo implantada estrutura de captação de água na barragem de Camandaroba, em Itiúba, e de uma nova adutora que levará a água até a estação de tratamento de Queimadas. Os investimentos são da ordem de R$ 3,4 milhões e a obra deve ser finalizada em até 45 dias.A Embasa realizou intervenções para aumentar o nível da Barragem da Leste, cujo volume de água, que estava praticamente zerado, subiu para três metros, suficiente para manutenção do abastecimento até a conclusão das obras da nova captação.

Esse resultado foi possível com a liberação de 800 mil metros cúbicos de água da Barragem de Ponto Novo. As condições para represar a água se deram com a retirada de barramentos clandestinos e bombas de médio porte instaladas irregularmente ao longo do Rio Itapicuru.*Secom/Ba

Mídia

Sexta, 17 Fevereiro 2017 09:00

Por volta das 17 horas, uma Guarnição da 54ª CIPM, recebeu uma denúncia da existência de uma “boca de fumo”, na Rua São Pedro, n.18. Ao chegar ao local, constataram a presença de três nacionais, sendo os mesmos: Mateus Lima Guirra Cordeiro, Emanuel Lima Guirra Cordeiro, Raí Hernandes Malaquias da Silva. Ao serem abordados pelos prepostos da Guarnição, foram encontrados com os mesmos os seguintes materiais:

R$ 165,65 (cento e sessenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos), em espécie
02 (dois) sacos plásticos com erva aparentando ser maconha (canabis sativa)
01 (hum) saco azul plástico pequeno de erva aparentando ser maconha
01 (hum) aparelho celular marca Nokia
01 (hum) aparelho celular marca LG
01(hum) aparelho celular marca Samsung
01 (uma) caderneta contendo várias anotações
01(uma) balança de precisão.

Os nacionais foram enquadrados nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, autuados em flagrante delito e todo material apreendido foi apresentado e entregue à autoridade competente.Ascom 54ª CIPM

Mídia

Quarta, 15 Fevereiro 2017 20:14

Faleceu ás 17h45min dessa quarta-feira (15), o adolescente  Allan Cerqueira de 14 anos, que foi vitima de um acidente de bicicleta, na tarde da última  segunda-feira(13), quando descia uma ladeira vindo a se chocar contra a parede do centro cultural.

Allan que fazia parte do grupo de desbravadores da Igreja Adventista do 7º dia em Saúde, foi conduzido em estado grave para o Hospital de Traumas em Petrolina,nas redes sociais amigos e parentes lamentaram a morte do Adolescente. O horário do sepultamento ainda não informado, através do Facebook muitas mensagens de pessoas de divesas partes da região lamentando a morte prematura de Allan.*Espaço Aberto.Net

Mídia

Quarta, 15 Fevereiro 2017 18:36
 

Mais uma vez a agencia dos Correios da cidade de Filadélfia sofreu com a violência que assola a toda a Bahia, a agencia onde funciona também atendimento do Banco do Brasil foi assaltada por volta das 15hdesta quarta- feira (15). Segundo informações duas pessoas adentraram a agencia, renderam o caixa tentando subtrair  quantia em dinheiro , não sendo possível haja vista que o sistema do Banco esta sem funcionar há alguns dias e em seguida tomaram destinos ignorado, a Agencia dos Correios tem sido a válvula de escape da população filadelfense  juntamente com a casa lotérica da cidade.
 
Presencio todos os dias centenas de pessoas na agência onde vão realizar pagamentos ou saques, e cada dia que passa as pessoas se sentem mais inseguras  já é a quarta vez que a agência foi assaltada no município. A população clama por segurança pois furtos e roubos passaram a ser rotina no dia a dia das pessoas infelizmente.  Por:Diga Filadélfia

Mídia

Quarta, 15 Fevereiro 2017 15:11

Na manhã desta quarta-feira (15), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) de Caldeirão Grande realizou reunião para discutir pautas diversas, dentre as quais o Edital 08/2017, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) do Governo do Estado, que trata do extrativismo de oleaginosas, como o “licuri”.

Os representantes da CAR, Ailton Rodrigues e Paulo Martins, explicaram aos presentes na reunião sobre a importância deste Edital, uma vez que Caldeirão Grande é o município baiano com maior potencial de extrativismo do licuri. “Esse edital vem trazer todo o desenvolvimento, investimento que vai melhorar a condição de vida do agricultor familiar e vai agregar valor ao licuri, essa cultura que é tão presente aqui em Caldeirão Grande, pois ele gera diversos subprodutos que garantem renda à comunidade do município”, destacou Ailton.

Representando o Poder Executivo na reunião do CMDS estavam os secretários Maurício Nascimento (Agricultura), Guttemberg Gama (Ouvidor Geral), Augusto César Bezerra (Planejamento e Integração) e Danielma da Silva Bezerra (Assistência Social) e representantes de 24 Associações Rurais do município.FONTEASCOM - Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande

Mídia

Quarta, 15 Fevereiro 2017 14:25

Nós, professores enquadrados em novembro de 2016 pela prefeitura de Filadélfia, viemos através deste explicitar a nossa indignação com o desrespeito que estamos sofrendo por parte da gestão Municipal, somos servidores efetivos que tivemos salários suspensos sem nenhum tipo de esclarecimentos ou, algum tipo irregularidade apresentada pela comissão qual foi criada pra analisar os enquadramento de 2013 a 2016. I

sso torna_se mais ridículo pois os nossos queridos alunos chegam as escolas e não tem professores pra recebê _los e oferecer um ensino com qualidade. Ora esse foi imenso desejo de retornar ao poder e, publicitar a reconstrução de Filadélfia? Como assim reconstruir? Alunos sem professores??? A gestão alega professor excedente e, nossas salas de aulas sem professores. O que acontece Secretário de Educação?? Os desvios de função, e contratos estão nas escolas e, mesmo assim nossas crianças retornam pra casa sem aula. Isso será mero desejo de perseguir???
Enquanto gestão e necessário comprometimento e responsabilidade em oferta um ensino público de qualidade e, respeito com servidores. PROFESSORES ENQUADRADOS NOVEMBRO DE 2016.

Mídia

Quarta, 15 Fevereiro 2017 09:52

O fim do mundo tem uma nova data: 16 de fevereiro. Pelo menos é o que garante o auto-proclamado astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich. O que motiva a previsão do russo é a passagem do asteroide 2016WF9, que foi descoberto pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) no ano passado.

 De acordo com artigo publicado pelo tabloide inglês Daily Mail, o choque do objeto provocará um gigantesco tsunami e levará a extinção da vida no nosso planeta. A rocha, que tem cerca de 1km de diâmetro, no entanto, deve passar a 51 milhões de quilômetros de distância da Terra. Segundo a Nasa, o astro não apresentar risco ao planeta.

Mas o astrônomo e teórico afirmou no artigo ao jornal que a agência está ocultando a informação. A Nasa, em comunicado à imprensa, informou que a trajetória do objeto é conhecida e que não oferece risco para o planeta pelos próximos milhares de ano.

Mídia

Terça, 14 Fevereiro 2017 19:25

 O Senado aprovou nesta terça-feira, 14, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regulamenta a vaquejada, desde que não submeta os animais a maus-tratos. O projeto é uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a prática ilegal em decorrência da crueldade contra os animais. A proposta ainda precisa ser apreciada pela Câmara dos Deputados para entrar em vigor.O projeto foi uma dos primeiros a ser pautado pelo novo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Mídia

Segunda, 13 Fevereiro 2017 22:29

O Adolescente  Alan Cerqueira, de 14 anos, sofreu um acidente na tarde dessasegunda-feira (13),quando descia uma ladeira de bicicleta vindo a se chocar violentamente contra a parede do centro cultural, ficando desacordado e sendo socorrido por populares, para o Hospital Municipal  de Saúde, que não dispõe de condições adequadas, para atendimento a paciente com esse quadro em que se encontra Alan.O mesmo já foi transferido para o Hospital de Traumas em Petrolina-PE.

Familiares e amigos estão usando as redes sóciais para arrecadar fundos para o custeio das despesas. Uma conta esta disponível para quem quiser ajudar. Conta Corrente 6441-6 agência 3529-7 Banco do Bradesco em nome da Mãe do Adolescente  Irene Apolinário Cerqueira .*Espaço Aberto.Net

Mídia

Segunda, 13 Fevereiro 2017 19:49
Barragem de Ponto Novo (Foto: Silvio Murta/Embasa)

A escassez de chuvas no sertão da Bahia tem causado uma diminuição acentuada nos níveis de água acumulada das barragens que abastecem os municípios das regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim. Por causa deste cenário, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) irá reduzir, até o final deste mês, a oferta de água nos municípios de Jacobina, Caém, Saúde, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Serrolândia, Várzea do Poço, Caldeirão Grande, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Andorinha e Senhor do Bonfim.A empresa também iniciará em breve uma campanha de conscientização para o uso racional da água distribuída nestes municípios. O mote da campanha é “Economize água. Cada gota conta” e busca alertar à população sobre a necessidade de consumir menos água para que seja possível garantir a continuidade do abastecimento regular diante dos efeitos da estiagem prolongada que acontece em toda a região.
Barragens

A Embasa dispõe na região de Jacobina das barragens de Pindobaçu, Cachoeira Grande e Itapicuruzinho, que estão com 40%, 43% e 19%, respectivamente, da capacidade de armazenamento de água. Na região de Senhor do Bonfim, as barragens de Ponto Novo, do Aipim e Prata estão com 30%, 62% e 13%, respectivamente, do volume máximo de acumulação do recurso hídrico. “Esta disponibilidade hídrica nos preocupa muito. Por isso, pedimos à população que adote hábitos conscientes de consumo da água”, alerta o gerente Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo. Em caso de vazamentos na rua, os moradores podem informar à Embasa pelo 0800 0555 195 para que a empresa faça a correção no menor tempo possível, evitando o desperdício.

Barragem de Pindobaçu (Foto: Adriano Aleixo/Embasa)
Barragem do Aipim (Foto: Adriano Aleixo/Embasa)
Barragem de Cachoeira Grande (Foto: Adriano Aleixo/Embasa)

Mídia

Domingo, 12 Fevereiro 2017 19:39

Resultado de imagem para horarío de verão  termina

O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica. A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931, e visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade. A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. Agencia Brasil

Mídia

Domingo, 12 Fevereiro 2017 19:35

O Bahia perdeu a chance de disparar na liderança do grupo B da Copa do Nordeste. Mais do que isso, o Tricolor ainda viu a ponta da tabela ameaçada após o empate por 0 a 0 com o Altos (PI), neste domingo, pela terceira rodada da competição. Diante de uma grande atuação do goleiro adversário, Alex Alves, e das falhas de seu ataque, o Bahia acabou tropeçando no duelo realizado no estádio Lindolfo Monteiro, no Piauí. Com o resultado, o time baiano chegou aos cinco pontos, mas pode ser ultrapassado na liderança pelo Fortaleza, que encara o Moto Clube no final deste domingo. Já o Altos foi a três pontos, assumindo momentaneamente a segunda posição do grupo B. O Bahia volta a campo pela Copa do Nordeste somente em março, quando recebe o Altos na Fonte Nova, no dia 2, às 21h30.(UOL)

Mídia

Quinta, 09 Fevereiro 2017 08:16

O Prefeito de Caém Gilberto Ferreira Matos ,(PMDB) esta em Brasilia acompanhado do Lider na Câmara Vereador Pablo Phiauy , e do Secretário Edvan Reis, o gestor está em, busca de melhorias para a educação do município  e para outras aréas, o prefeito Gilberto ficará até sexta-feira (10)na capital Federal.

Ainda em Brasilia, o gestor esteve com o minístro da Educação Mendonça Filho.

 

Mídia

Quarta, 08 Fevereiro 2017 09:42

Postos de saúde, agências bancárias e comércio fechado. A polícia continua em greve no Espírito Santo e o governo se recusa a negociar enquanto os batalhões não estiverem nas ruas. A cidade está a mercê da bandidagem. Ruas vazias retratam o medo da população de sair nas ruas.

O número de mortos chegou a 76 até as 21h30m da terça-feira (7), o Departamento Médico-Legal lota dia após dia, e turistas cancelam suas passagens.Além disso os ônibus não circulam no estado. Em cinco dias de terror, não há previsão de quando a situação será convertida.

Mídia

Terça, 07 Fevereiro 2017 09:58
 
Ao pedir autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para a instauração de inquérito destinado a apurar o crime de embaraço à Operação Lava Jato – formalmente embaraço à Justiça – supostamente cometido pelo ex-presidente José Sarney, os senadores do PMDB Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RO), e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se refere ao grupo como ‘quadrilha’ e ‘organização criminosa’. A informação foi publicada pelo Estadão.
 
“Está em curso um plano de embaraço da investigação por parte de integrantes da quadrilha e seus associados. Como sói acontecer em organizações criminosas bem estruturadas, o tráfico de influência é apenas uma das vertentes utilizadas por esses grupos”, afirma Janot.
 
De acordo com o procurador-geral, houve uma “atuação planejada e concentrada de congressistas” para, entre outras coisas, dificultar que investigados e réus celebrem acordos de colaboração premiada, rever e reduzir os poderes do Ministério Público e anistiar agentes públicos envolvidos. Janot também descreve a atuação do grupo para tentar exercer tráfico de influência junto ao então ministro relator das ações penais no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki.FOLHA
 

Mídia

Segunda, 06 Fevereiro 2017 21:49

Após recesso legislativo, a câmara municipal de Caém  realizou, na tarde desta segunda-feira,(6),a primeira sessão ordinária de 2017.O presidente da casa, Silmar Matos (PMDB), iniciou as atividades  com a presença de oito dos nove edis que compõe aquela casa Legislativa ausente apenas o vereador Gildo de Jesus (Loulinha), que não participou alegando ter tido problemas mecânicos  com seu automóvel não dando tempo de chegar para participar da sessão. Na mesa o aspirante Tenente PM Daniel Teixeira responsável pelo 3º Pelotão de Saúde, prefeito Gilberto Matos, Vice Ozires .

Ao usar a tribuna o prefeito Gilberto Matos, fez questão de destacar  a situação em que encontrou o município, que segundo ele  frotas de veículos todas sucateada, carros sem pneus, débitos, além de vários cheques que foram passados já no último dia do mandado do ex –gestor, onde segundo Gilberto passados  de forma incorreta. A Gestora do Bolsa Família, Lidiane usou a tribuna para falar sobre o programa no município  fazendo agradecimento ,e  a confiança dada a mesma para exercer essa responsabilidade. Espaco Aberto.Net

Mídia

Segunda, 06 Fevereiro 2017 12:41

Morador quase perdeu tudo, ás paredes ficaram comprometida

A Casa do senhor Dionísio Norato da Silva, de 68 anos conhecido por (Piriquintinho) pegou fogo. Segundo ele que dormia em um dos quartos com sua esposa, senhora Josefa Lima da Silva de 67 anos, acordaram com as labaredas tomando toda casa, que fica na rua Manoel Lucio Pereira Filho 128, bairro alto da Santa Cruz, tudo indica que um curto-circuito em um dos fios da rede eletrica, pode ter sido o motivo do fogo que queimou além do sofá a porta e a janela do imóvel.Os dois nada sofreram e o fogo foi controlado.

Com ajuda de um vizinho, ele conseguiu apagar  boa parte das chamas que atingiu o telhado. Outra casa aqui em Saúde,(VER AQUI) também já teria acontecido o mesmo porém não se sabe ás reais circunstância que teria ocasionado o fogo.*Espaço Aberto.Net

Mídia

Segunda, 06 Fevereiro 2017 07:55
Cabeleireiro é preso sob suspeita de abusar sexualmente duas irmãs em Miguel Calmon
Foto: Reprodução / Augusto Urgente
O cabeleireiro Ibinário Carolino dos Santos foi preso na noite deste sábado (4) suspeito de abusar sexualmente duas irmãs em Miguel Calmon. Informações do site Augusto Urgente apontam que Ibinário é apontado como autor do estupro de R.R.S., de 29 anos, e M.R.S., de 16. A polícia informou que as vítimas seguiam de carro de carona com Ibinário quando ele forçou a irmã mais velha a fazer sexo oral e a de 16, além do oral, vaginal. A vítima de 29 anos foi quem denunciou o crime. Ibinário foi preso em flagrante e está preso na carceragem da delegacia de Jacobina.

Mídia

Sábado, 04 Fevereiro 2017 07:36

   

Na manhã desta quinta-feira, 02, a Prefeitura de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu uma reunião, no Auditório do Centro Educacional de Ponto Novo, que teve como objetivo a revitalização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – CMDSS.

A reunião contou com as presenças do Prefeito Municipal Tiago Venâncio, do Presidente da Câmara Municipal de Ponto Novo – Fábio Alan (Junior do Rock), do Secretário Municipal de Agricultura – Eleilson Gama, do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponto Novo – Edson Lopes, do representante do Distrito de Irrigação Antônio Luis, o gerente do Sitio Barreiras Elivandro Lima, o representante da CAAR – Ailton César, Cleiton Lins do PRÓ-SEMIARIDO, além de representantes da grande maioria das associações urbanas e rurais do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Eleilson Gama, “o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – CMDSS se trata de um fórum permanente de discussões que tratam sobre os avanços do município, da situação econômica e paralelamente a questão da sustentabilidade”.

Na reunião, foram definidos nomes para a estrutura do conselho, estabelecidas metas para o ano de 2017 e criado os cronogramas de desenvolvimento para o município de Ponto Novo de médio e longo prazo, tendo em vista, o planejamento de ações durante os quatro anos a partir de cadeias produtivas como: caprinos, ovinocultura e fruticultura.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/s2DZbuwpJuQ
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Quinta, 02 Fevereiro 2017 21:55

Preocupar-se com o bem estar e a saúde da população deve ser a prioridade de todos os governantes, e é isso que a administração municipal de Ponto Novo tem demonstrado desde o início de janeiro.

Um dos exemplos deste compromisso é o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), serviço público de saúde mental, destinado a atender indivíduos com transtornos mentais de todas as intensidades.

O CAPS de Ponto Novo conta com o atendimento de médico psiquiatra às quartas-feiras, mediante marcação prévia. Através de agendamento, também é possível que o psiquiatra realize visitas domiciliares quando necessárias. O Centro possui também atendimento com psicólogo às segundas e terças-feiras, e ainda conta com a presença de um enfermeiro no local. A entrega de medicamentos acontece de segunda à sexta-feira, das 08 às 12h e das 14 às 17h.

“Cuidar da saúde mental da população é tão importante quanto cuidar das outras áreas médicas; este é um setor que merece atenção, cuidado, e, sobretudo o compromisso de agir de forma ética com os pacientes e suas famílias. A Prefeitura de Ponto Novo está na luta de assegurar o direito à saúde pública de qualidade”, frisa a Secretária de Saúde Marcela Silva.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, com o objetivo estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.

Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.Ascom Ponto Novo

Mídia

Quinta, 02 Fevereiro 2017 11:33

 

O Hospital Sírio-Libanês divulgou boletim médico nesta quinta-feira (2) no qual informa que Dona Marisa Letícia, 66 anos, mulher do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ficou sem fluxo cerebral. A família já autorizou a doação de órgãos, segundo um post publicado na página do Facebook do ex-presidente Lula.

"A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos", diz o post. Depois, a página do Facebook do ex-presidente atualizou a foto de perfil e colocou uma imagem do casal sorrindo. boletim informa que um doppler transcraniano realizado na manhã desta quinta identificou a ausência de fluxo cerebral.

Mídia

Quinta, 02 Fevereiro 2017 09:10

 Nesta quarta-feira, 01, o prefeito municipal de Ponto Novo, Tiago Venâncio, esteve reunido com a comissão de acompanhamento da crise hídrica no município, formada pelo presidente da Associação dos Reassentados - Jivanilto Jesus dos Santos (Nilton Barrada), o gerente do Sítio Barreiras - Elivandro Lima, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponto Novo - Edson Lopes, o Secretário de Agricultura do Município - Eleilson Gama e o representante do Distrito de Irrigação - Antônio Luís (Luís da Percila).Na reunião, a comissão retratou a situação atual da Barragem de Ponto Novo, que se encontra com aproximadamente 30% do volume hídrico, o que representa algo em torno de 12 hectômetros e equivale a 12.000.000 m³ (doze milhões de metros cúbicos de água) e também a situação do Projeto de Irrigação que no momento se encontra irrigando apenas duas vezes por semana a 12 horas/dia.

Segundo o presidente da Associação dos Reassentados, o volume de água utilizado atualmente pelos produtores para a irrigação garante apenas que as plantações permaneçam vivas, e um eventual corte de água neste momento acabaria por gerar sérios prejuízos aos produtores, como também ao munícipio, uma vez que tal ação acabaria por gerar desemprego, o que impactaria negativamente na economia do município e da região.

A comissão ressaltou ainda que busca dialogar com o governo do Estado e as instituições de gestão das águas, no intuito de garantir mais um mês de irrigação para manter as plantas vivas e evitar o corte definitivo da irrigação. Para tal, salientam que com a capacidade atual da barragem daria para estender um mês a mais à irrigação, sem comprometer o abastecimento humano.

O prefeito Tiago Venâncio está pessoalmente empenhado nessa causa e busca junto ao Deputado Estadual e Secretário de Agricultura do estado, Vitor Bonfim, uma agenda conjunta emergencial com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Embasa e Casa Civil para tratar sobre o tema.

Para o gestor municipal é essencial que o Projeto de Irrigação continue funcionando e não lhe faltarão esforços para garantir isso.Fonte: Assessoria de Comunicação -PMPN

Mídia

Quarta, 01 Fevereiro 2017 20:00

Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito nesta quarta-feira (1º) presidente do Senado e do Congresso Nacional para os próximos dois anos. Ele recebeu 61 votos e derrotou na eleição José Medeiros (PSD-MT), que recebeu 10 votos – outros 10 senadores votaram em branco.

Pai de quatro filhos, Eunício nasceu em setembro de 1952 em Lavras da Mangabeira, município no Centro-Sul do Ceará, localizado a 400 quilômetros da capital, Fortaleza. O senador é casado com Mônica Paes de Andrade, filha do ex-deputado e ex-presidente do PMDB Paes de Andrade (que morreu aos 88 anos em 2015).

Aliado do presidente Michel Temer, Eunício Oliveira vai suceder no cargo Renan Calheiros (PMDB-AL) e controlará um orçamento de R$ 4,2 bilhões por ano.Considerado um "político habilidoso" pelos colegas, o parlamentar passou as últimas semanas se reunindo com lideranças partidárias em busca de apoio para sua eleição.Ele prometeu, por exemplo, ao PSDB – segunda maior bancada da Casa (12 senadores) – a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e dois assentos na Mesa Diretora: a Primeira-vice-presidência e a Quarta Secretaria.Diante dessas negociações, o PSDB aceitou apoiar Eunício, assim como PP, PSD, PTB, DEM e PSB, entre outros.

 

Mídia

Quarta, 01 Fevereiro 2017 08:54

Segundo alguns moradores, era tanto bandido que não dava pra contar. Alguns, segundo um leitor, estavam em um carro com uma melhoradora presa no teto. “Parecia aquelas de guerra, pra derrubar avião”, relatou. Tudo aconteceu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, na madrugada desta quarta-feira(1º).

As duas agências ficaram bastante danificadas pelas explosões, mas ainda não há informações sobre a quantidade que eles levaram. Em uma das agências, o vigilante estava trabalhando e ficou preso na parte superior. Quando a quarta-feira amanheceu, muita gente foi ao local e encontrou o vigilante na parte superior do prédio do Banco do Brasil, mas ele estava bem, sem ferimentos.

Uma das agências atingidas

Uma das agências atingidas

No momento em que as imagens foram feitas, a Polícia Federal ainda não havia chegado para fazer a perícia e o local ficou guardado pela Polícia Militar. Por serem agências de bancos federais, o assunto vai ser tratado pela PF.Ainda de acordo com os moradores, logo que chegaram à cidade, os bandidos começaram a disparar todos. “Era muito tiro, parecia que o mundo ia se acabar”, relata um dos moradores. “A gente teve muito medo e eu tive que ficar deitado no chão da cozinha, com medo e sem saber o que tava acontecendo”, completa.

Quando saíram da cidade, os bandidos dificultaram a ação de perseguição, tocando fogo em um carro sobre a Ponte Dom Pedro II, que liga Cachoeira ao município de São Félix. Com isso, foi impossível outro veículo trafegar, já que no local só é possível trafegar um carro por cada vez. Fonte:agoranabahia

 

Mídia

Segunda, 30 Janeiro 2017 08:50

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, homologou as delações dos executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht na Operação Lava Jato. Ela, no entanto, decidiu manter o sigilo das declarações. Conforme publicado pelo Estado no sábado, 28, a expectativa no Supremo e no Palácio do Planalto era de que as delações fossem homologadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, entre esta segunda-feira, 30, e terça-feira, 31, já que os juízes auxiliares da equipe do ministro Teori Zavascki, morto no dia 19, encerraram na sexta-feira, 27, as audiências com os 77 delatores da empreiteira. Esse é o último passo antes da confirmação dos acordos firmados por executivos e ex-executivos com o Ministério Público Federal.Estadão

Mídia

Segunda, 30 Janeiro 2017 08:41
O Bahia começou de forma positiva a sua participação no Campeonato Baiano. Dentro do estádio Metropolitano de Pituaçu, o Esquadrão não teve dificuldades para vencer o Jacobina na noite deste domingo (29) por 2 a 0. O meia Zé Rafael e o volante Juninho marcaram os gols tricolores. 
Com o resultado, o Esquadrão soma 3 pontos e ocupa o primeiro lugar do estadual por causa do saldo de gols. A equipe comandada pelo t volta a jogar na próxima quarta-feira (1º), contra o Jacuipense, em Riachão do Jacuípe. 
Com um time muito modificado em relação a primeira partida da Copa do Nordeste, o Bahia teve os primeiros minutos do jogo com maior posse de bola, mas com muitas dificuldades diante da marcação da equipe do interior.O setor ofensivo tricolor conseguiu criar uma boa oportunidade aos dez minutos, quando Eduardo recebeu no lado direito, cruzou para a área e a bola sobrou com Gustavo, que finalizou em cima da defesa.BN
 
 

Mídia

Sábado, 28 Janeiro 2017 18:31

Fogo vem devastando toda serra que da acesso a cachoeira do Paiaiá.

Um helicóptero foi visto na tarde desse sábado(28),sobrevoando a cidade de Saúde, para apoiar ás ações de combate ao um incêndio, segundo fomos informados, o helicóptero foi contactado por prepostos da prefeitura Municipal de Saúde,junto ao INEMA para controlar o fogo, em umas das  serras que divide o município de Saúde, Mirangaba e Pindobaçu, próximo à cachoeira do Paiaiá. Ainda de acordo informação os responsáveis pelo combate de incêndio, estão se preparando para usar uma piscina  com água para jogar sobre ás chamas que vem devastando toda serra.*Espaço Aberto.Net

Mídia

Sexta, 27 Janeiro 2017 17:46

Nesta sexta-feira(2), por volta das 00:00 horas, após denúncia anônima, equipes dá 54 CIPM deslocaram ao povoado de Terra Branca, para verificar informe de plantio de maconha. Chegando ao povoado, localizou a propriedade do nacional Lindomar Ferreira da Silva (suspeito), o qual, ao perceber a presença policial efetuou disparo de arma de fogo e evadiu.

Em buscas na referida propriedade, foi localizado um plantio de maconha com aproximadamente 20 mil pés da erva, que foram erradicados e incinerados. Foi apresentada à autoridade policial, a nacional Genilse Ferreira da Silva, companheira de Lindomar. FONTE54ª CIPM

Mídia

Sexta, 27 Janeiro 2017 17:41

“Cada criança, adolescente e adulto tem o direito de aprender”, este é o slogan da campanha “Todos na Escola”, promovido pela Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.As matriculas da rede municipal de ensino que seriam até hoje, dia 27, foram prorrogadas até o dia 17 de fevereiro. A mudança vale para todas as escolas que ainda tem vagas disponíveis.

Para fazer a matrícula, o aluno ou responsável precisa ir à escola realizar a renovação e confirmação da mesma. Os alunos novos devem comparecer levando os seguintes documentos: Copia e original da Certidão de Nascimento ou RG, declaração ou transferência, 01 foto 3×4, comprovante de residência, cópia do cartão do SUS e número do NIS.O inicio das aulas na rede municipal será no inicio do mês de março, com término previsto para dezembro, com estimativa de 200 dias letivos.FONTEAssessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Mídia

Facebook